Notícias de Jequié e Região

Deputado Hassan saúda Poções pelos 144 anos de emancipação política

Criado em  26 de junho de 1880 pela Lei Provincial nº 1.986, com território desmembrado de Vitória da Conquista, o município baiano de Poções está completando nesta quarta-feira 144 anos de emancipação política, evento lembrado com alegria pelo deputado municipalista Hassan (PP). Ele parabenizou os poçoenses e as autoridades da cidade, e registrou o aniversário da cidade nos annalis da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), através de moção de congratulação.

Destacando a coragem, disposição, hospitalidade e contribuição dos poçoenses para o crescimento e desenvolvimento da região, Hassan afirma que “hoje, o município comemora não apenas sua história, mas também um futuro que se torna cada vez mais promissor”. O deputado frisou que “ao longo desses 144 anos, Poções tem se desenvolvido e consolida-se como um importante centro regional”.

Citando registros históricos, o parlamentar lembra que as explorações no território, que deram início ao hoje município de Poções, foram iniciadas por volta 1732, por bandeirantes em busca de metais preciosos . Um dos principais nomes dessa missão foi o coronel André da Rocha Pinto, considerado o pioneiro na exploração da região.

A instalação das fazendas propiciou o surgimento de outras atividades como a pecuária, principalmente a bovina, a agricultura de subsistência e a cultura do algodão. Essas atividades de exploração se estenderam por cerca de um século. A gradual concentração de pessoas em volta das fazendas e nos pontos de desembarque ao longo das estradas formaram diversos centros urbanos na colônia portuguesa no século XVIII devido à descoberta do ouro e à difusão da criação extensiva do gado.

Entre os anos 1830 e 1842 foi construída  a capela do Divino Espírito Santo e no entorno do templo, aos poucos, desenvolveu-se o arraial de Poções. Em 1878, tornou-se distrito do município de Vitória, atual Vitória da Conquista, e foi emancipado pela Lei provincial nº 1.986 de 26 de junho de 1880, tornando-se oficialmente um município.

O deputado lembrou ainda que no mês de junho ocorre uma das maiores festas populares e religiosas da Bahia, a Festa de Pentecostes, também conhecida como Festa do Divino, celebrada com muito fervor religioso e com grande participação popular. Pontos de destaque nesta festa são a cavalgada, e a Chegada das Bandeiras, conduzidas pelos cavaleiros.

Comentários no Facebook:

Comentários

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.