PRF realiza I Nivelamento NOE/GPT no Batalhão de Choque em Lauro de Freitas




O CURSO FOI EM PARCERIA COM O ESTADO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 5 e 11 de fevereiro, o I Nivelamento NOE/GPT, série de treinamentos e instruções que visam a aperfeiçoar e padronizar as técnicas empregadas pelos policiais do Núcleo de Operações Especiais (NOE) e dos Grupos de Patrulhamento Tático (GPT) da PRF na Bahia. O Nivelamento foi realizado no Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar da Bahia (PM/BA) e no Batalhão de Operações Policiais Especiais, em Lauro de Freitas/BA, e teve a participação de policiais militares, agentes da Polícia Civil e da Polícia Federal.

Uma cerimônia no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM marcou o início do Nivelamento. Na ocasião, o Inspetor Jéferson Almeida, Superintendente Substituto da PRF na Bahia, dirigiu-se aos alunos e enfatizou a importância daquelas instruções, relembrando que há muito tempo existia o sonho de reunir o NOE e os GPTs para aperfeiçoamento das técnicas.

O Tenente-coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, comandante do BOPE, também falou aos alunos e destacou a importância da integração entre as forças policiais no enfrentamento à criminalidade. O Ten Cel Coutinho destacou ainda que o ensino e o treinamento são etapas fundamentais no aprimoramento das forças policiais.

O I Nivelamento NOE/GPT mobilizou 60 PRFs, sendo 43 alunos, 14 instrutores e três coordenadores. As Polícias Civil, Militar e Federal enviaram, cada uma, dois policiais, que foram incorporados nas turmas como alunos.

Nos seis dias de curso, foram ministradas aulas de armamento e tiro, patrulha urbana, técnicas de defesa policial, combate em ambiente confinado, abordagem e segurança de autoridades, todas seguindo a doutrina preconizada pela PRF. Houve ainda instrução de identificação de artefatos explosivos conduzida pelo Capitão PM Érico, comandante da Companhia Antibomba.

O encerramento do Nivelamento ocorreu com uma operação real na região de Lauro de Freitas. Os policiais que concluíram com êxito a etapa de instrução e treinamento saíram a campo para atividades de combate ao narcotráfico.



Print Friendly, PDF & Email

Comentários no Facebook:

Comentários

Categoria: Bahia